Uso do rádio

Rádios podem ser de grande ajuda se a equipe tem um plano de batalha. Tudo depende de quem usa e como usa. Um jogador sem habilidade para usar o equipamento apenas irá atrapalhar.

Dois erros muito comuns é falar ao rádio como se estivesse ao telefone batendo papo ou tentando incorporar uma “suposta” linguagem rádio. O exemplo abaixo me foi contado por um amigo que trabalhava numa rodovia brasileira:

Socorrista “Base, um animal invadiu a pista”
Base “Que tipo de animal?”
Socorrista “Um animal “canino”

Ora, por que não dizer “um cachorro?” Outro exemplo, esse peguei na internet: jogador está escondido num bom lugar e vê o pessoal do outro time descendo uma trilha, ele chama seu comandante pelo rádio:

Jogador escondido “Sniper para Capitão, há inimigos descendo a trilha”
Capitão “Onde?”
Jogador escondido “Bem na minha frente”
Capitão “Onde você está?”
Jogador escondido “Estou logo aqui”
Capitão “Onde é “aqui”? Não vejo ninguém”
Jogador escondido “Na estrada”
Capitão “Que estrada?”

Não dá pra assumir que todos vêem o que você vê ou que sabem o que você sabe. A sua mensagem tem que fazer sentido para quem está ouvindo. Pense nisso.

Mas o que mais chateia é trafego desnecessário no rádio. Isso desconcentra qualquer jogador ou, trocando em miúdos, enche o saco. Se você não se sente habilitado a usar o rádio com adequação e inteligência não use. Já participei de operações onde o comandante, depois de se encher de tanto papo furado pelo rádio, comandou: “cala a boca!”

Problemas de alcance dos rádios são bastante comuns  mas esse é um problema fácil de resolver: simplesmente retransmita. Exemplo: se A quer falar com C e esse se encontra fora de alcance, A pode chamar B e se este estiver copiando C irá retransmitir a mensagem de A.

Outra coisa é o uso de nomenclaturas: várias situações podem ocorrer. Se você está comandando um big game e possui 5 squads sob ordem pode nomeá-los  Squad 1, Squad 2, Squad 3 e assim por diante ou outro nome que queira, apenas não complique. Cada squad deve saber o seu nome, então não esqueça de avisar todo mundo! Preciso lembrar isso? Aliás se você vai comandar, as regras para exploração das comunicações já foram passadas por escrito muito antes do dia do jogo junto do relatório de procedimentos (Standard Operating Procedure), não foram? Caso você esteja usando rádio dentro do próprio squad não deixe de nomear o responsável pela comunicação com o outro grupo e os responsáveis por assumir a tarefa caso o responsável seja eliminado.

É claro que uma equipe com o mínimo de competência vai manter a sua comunicação sob vigilância e você, é claro, vai vigiar a deles. Esse especialista não faz parte do compêndio de regras nacional, mas nem por isso você precisa deixar de ter um. Ele pode ser o radioperador ou oficial de inteligência. Pegue o nerd do time e pague essa missão para ele. Fica a critério do comandante que ele repasse tudo o que for falado ou que classifique a informação, transmitindo somente o que for importante.

QSL?

Deixe um comentário